Porto Alegre tem novo prazo para tirar Centro de Eventos do papel

O projeto do Centro de Eventos de Porto Alegre foi protocolado nessa quinta-feira, 23/01, no Ministério do Turismo. Com isso, o Executivo Municipal cumpre a exigência apresentada pelos ministros Onyx Lorenzony (Casa Civil) e Álvaro Antônio (Turismo) para a liberação do recurso previsto para a obra, de R$ 60 milhões.

A expectativa é receber ao menos parte desse valor ainda no primeiro semestre de 2020, para que a prefeitura possa dar início às obras.


O Centro de Eventos - ou Centro de Convenções, como também é chamado - será construído ao lado do Estádio Beira-Rio, no terreno de 3,7 hectares entre a rua Fernando Lúcio Costa (Fernandão), avenida Padre Cacique, rua Carlos Medina e avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Terreno destinado ao Centro de Eventos fica ao lado do Estadio Beira Rio. Imagem: Reprodução Google


Na semana passada, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) esteve reunido com os ministros em Brasília, acompanhado do secretário em exercício de Mobilidade e Infraestrutura da capital, Nelcir Tessaro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Pujol (ambos do DEM).


Tessaro explica que o projeto protocolado é o mesmo projeto já em andamento na Prefeitura de Porto Alegre em anos anteriores. Nesse caso, a reapresentação é uma etapa formal para gerar enquadramento nem nova rubrica de dotações orçamentária.


É parte do projeto um estudo de viabilidade realizado pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) e disponibilizado para prefeitura. “Há realmente esse espaço comercial para implementação do Centro de Eventos na cidade. Ou seja, não é uma idiossincrasia, um desejo pessoal de alguma entidade ou desse governo ou do prefeito. Há uma viabilidade, isso vai trazer benefício para a cidade”, sustenta Marchezan.


Outras exigências feitas anteriormente pelo Governo Federal já foram cumpridas: escolha e indicação da área, licenciamento e licitação do projeto. A secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, explica que agora é necessária a Autorização de Início de Objeto para começarem os trabalhos. "Estamos empenhados para garantir a liberação dos recursos e garantir o efetivo início desse projeto", afirma.


Previsto desde 2013 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo, o recurso dependia inicialmente, para ser liberado, da apresentação do terreno em que o Centro de Eventos será construído. Como isso só foi definido pela prefeitura em 2017, após o encerramento do programa, o município passou a negociar com a União a manutenção do recurso.


Conforme o prefeito Marchezan, o recurso está empenhado no Orçamento da União desde 2013 e deve se manter o mesmo. O valor servirá para a primeira etapa da construção, a cargo do município, e seguirá depois por meio de parceria com a iniciativa privada.


Embora Porto Alegre conte com outros espaços para a realização de eventos de grande porte - o Centro de Eventos da Fiergs é o principal exemplo -, a ideia de construir um espaço com essa finalidade em região mais central tem como objetivo fomentar o turismo de negócio na Capital. “Porto Alegre é uma cidade de serviços e temos que fazer com que seja uma cidade do turismo também, especialmente agora com nossa Orla”, sustenta Tessaro.


Detalhes: O terreno que receberá o Centro de Eventos tem 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio. A implantação do empreendimento está prevista em etapas, permitindo a realização de negócios com atratividade de até 30 mil pessoas/dia. A ideia é que tenha, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas e salas para convenções e eventos corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para a segunda etapa, está previsto um espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e eventos, incluindo um amplo estacionamento no piso inferior. 

pensar a cidade é um projeto independente e expressa o interesse que a jornalista Bruna Fernanda Suptitz tem por temas relacionados à cidade e a vontade de fazê-los chegar a mais pessoas por meio do jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas