Voluntário instala lavatório de mãos nas ruas de Porto Alegre

Materiais foram adquiridos com recursos próprios e Pereira reabastece a estrutura com água e sabonete
REPRODUÇÃO FACEBOOK/VINICIUS PEREIRA/JC

Para possibilitar que as pessoas na rua mantenham as mãos higienizadas - gesto simples que ajuda a evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 -, o eletricitário Vinicius Pereira construiu e instalou dois lavatórios de rua em Porto Alegre.
Ele conta que a ideia surgiu como uma alternativa à falta de álcool em gel para a venda em farmácias e mercados. O uso do produto é recomendado para quem precisa sair de casa durante a quarentena - caso dele, que trabalha na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Comparando a pandemia a uma guerra, Pereira diz que "o lavatório é uma entre tantas armas, e é uma arma muito útil". A higienização das mãos faz com que o próprio sistema de saúde seja menos demandado para atendimento de infecções em geral, já que o contato da mão contaminada com olhos, boca ou nariz é uma forma de contaminação viral.
A estrutura do lavatório é de madeira, tem cerca de 2 metros de altura e duas garrafas de 20 litros cada - uma na parte superior, cheia de água, e a outra na parte inferior vazia, que receberá a água descartada. De semelhante com os lavatórios de banheiro, a estrutura tem a pia, a torneira e um compartimento com sabonete líquido.
O protótipo foi instalado no pátio de um mercado do bairro Vila Nova, zona Sul de Porto Alegre, onde Pereira mora. O ponto foi escolhido por ser movimentado, já que o estabelecimento segue operando. O outro lavatório está na avenida Praia de Belas, em frente a uma unidade da CEEE.
O trabalho é voluntário: os materiais foram adquiridos com recursos próprios e Pereira reabastece a estrutura com água e sabonete. Outras duas já estão em construção, ainda sem definição de onde vão ser instaladas.
Para quem gostar da proposta e quiser colaborar com a construção de outros lavatórios, Pereira aceita doação, que pode ser de recursos financeiros ou dos materiais: madeira, pia, torneira, canos e as garrafas de água. A ajuda também pode ser feita com a manutenção, reabastecendo com sabonete líquido e água limpa e descartando a água suja.
___________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas