Oficina RP6

Com a maior presença de público das oficinas regionais do Plano Diretor até agora, quase 100 pessoas participaram da atividade na Região de Planejamento 6 (RP6) na noite de quarta-feira, dia 23 de outubro, na Zona Sul de Porto Alegre.


Oficina na Região de Planejamento 6
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade

Integram a RP6 os bairros Aberta dos Morros, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Nonoai, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição e Vila Nova¹. Estes 18 bairros representam 12,32% do território da cidade e concentram 13,78% da população de Porto Alegre (IBGE, 2010).

Na abertura, a coordenadora do projeto de revisão do Plano Diretor, Patrícia da Silva Tschoepke, explicou que na próxima etapa os técnicos da prefeitura vão realizar caminhadas pelos bairros para identificar o que foi apontado pelos mapas nas comunidades.

Neste dia o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Germano Bremm chegou ao local durante o andamento da atividade, e não na abertura, como nas demais. Participou da dinâmica o vereador Cássio Trogildo (PTB), que é morador da região. Ele acredita que esta etapa do processo é importante para a condução do processo de revisão. Também esteve no local a vereadora Lourdes Sprenger (MDB) - ela não participou da atividade.

Metodologia
Oficina na Região de Planejamento 6
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade
A participação alta, na comparação com as duas oficinas anteriores, provocou alteração no planejamento dos técnicos da prefeitura, que para esta oficina previam inicialmente a divisão do participantes em 3 grupos.

Com muitas pessoas presentes na sala que recebeu a atividade no Centro da Comunidade Parque Madepinho, na Cavalhada, uma mesa extra foi colocada no corredor e em duas mesas foram utilizados dois mapas para a atividade, totalizando 4 grupos e 6 mapas com apontamento dos participantes. A maioria das pessoas permaneceu até o fim.

Cada grupo recebeu um grande mapa correspondente à região e, com canetas coloridas, identificaram conceitos no mapa: rosa - pontos de atração e de referência; amarelo - carência de equipamentos de educação, saúde, lazer…; verde claro - caminhos mais utilizados; laranja - locais de interesse cultural; verde escuro - locais de interesse ambiental; azul - carência de água e esgoto, alagamento, foco de lixo…; preto - projetos que impactaram a região; vermelho - problemas habitacionais.

Foram concedidos cerca de 10 minutos para a marcação de cada tema. A conclusão consistia em identificar a vocação da região ou de cada bairro, quais as iniciativas empreendedoras, e definir a região em 3 palavras. A RP6 optou por não fazer intervalo para o lanche, que foi feito por alguns participantes durante o período da atividade

Temas recorrentes
Com vocação residencial, comercial e de prestação de serviços, a Zona Sul é apontada pela comunidade como a região com maior área potencial para crescimento da cidade - nas palavras de uma moradora, “ou a cidade cresce para cima, ou cresce para o nosso lado”.
Oficina na Região de Planejamento 6
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade
Essa é a preocupação mais recorrente dos moradores destes bairros da Zona Sul, que questionam o crescimento de empreendimentos imobiliários residenciais na região sem que a infraestrutura acompanhe esse crescimento.

O principal argumento em contrário a esses empreendimentos é pela descaracterização que provocam na região ao interferir em áreas verdes, podendo causar impacto em áreas de preservação ou mesmo em aspectos culturais referentes à formação das comunidades.

Além disso, tem destaque a preocupação com os congestionamentos de trânsito e os alagamentos. Um grupo apontou o transporte coletivo hidroviário - como o já praticado para deslocamentos entre Porto Alegre e Guaíba - como alternativa para acesso à Zona Sul.

Vila dos Pescadores
A oficina da RP6 teve a participação de um grande número de moradores da Vila dos Pescadores, mobilizados devido a um processo de regularização fundiária que pede regularização ou a revitalização da área.

A comunidade está estabelecida no bairro Vila Assunção desde 1941, quando a grande enchente de Porto Alegre atingiu as famílias da Colônia de Pescadores da Ilha da Pintada, sendo parte da comunidade foi realocada pelo próprio Poder Público Municipal para essa vila.

Atualmente 180 famílias vivem no local e, além da atividade com a pesca, muitos trabalham nas marinas da região.

¹ Definição dos bairros de acordo com a Lei Municipal Nº 12.112/2016 e com a divisão das Regiões de Planejamento.



pensar a cidade é um projeto independente e expressa o interesse que a jornalista Bruna Fernanda Suptitz tem por temas relacionados à cidade e a vontade de fazê-los chegar a mais pessoas por meio do jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas