Oficina RP7

Na noite de 17 de outubro foi realizada a primeira oficina regional de revisão do Plano Diretor, na Região de Planejamento 7 (RP7), Zona Leste de Porto Alegre, que abrange os bairros Agronomia, Cel. Aparício Borges, Lomba do Pinheiro, Morro Santana, Partenon, Pitinga, Santo Antônio, Vila João Pessoa e Vila São José¹. Os 9 bairros que compreendem a RP7 correspondem a 13% do território de Porto Alegre e concentram 13% da população da cidade (IBGE, 2010).

Oficina na Região de Planejamento 7
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade


A oficina reuniu cerca de 20 pessoas da comunidade em uma sala do Salão Comunitário Santa Clara, na parada 10 da Lomba do Pinheiro. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAMS) Germano Bremm esteve presente na atividade e afirmou que, caso a equipe de técnicos avalie que é necessário, poderá retornar para uma nova atividade no local.
Após essa primeira rodada de oficinas, a prefeitura prevê a realização de uma segunda fase de atividades nas regiões de planejamento, em que apresentará parecer técnico dos resultados obtidos nas oficinas.

Metodologia
A oficina iniciou às 19h10. Na entrada foi realizado o credenciamento dos participantes e cada um recebeu um número de 1 a 5, correspondente ao grupo do qual faria parte. Cada grupo poderia ter até 12 participantes, sendo 2 técnicos da prefeitura para conduzir a atividade e, caso o quórum excedesse o número previsto, as pessoas da plenária fariam a mesma atividade à parte - não foi o caso na oficina da RP7.

Oficina na Região de Planejamento 7
Fotos: Bruna Suptitz|pensar a cidade
A servidora Vaneska Henrique apresentou a metodologia do trabalho, o que é o Plano Diretor e porque precisa ser revisado, quais são os objetivos que Porto Alegre pretende alcançar com a revisão, as etapas a serem seguidas e conceitos.
Cada grupo recebeu um grande mapa correspondente à região e, com canetas coloridas, identificaram conceitos no mapa: rosa - pontos de atração e de referência; amarelo - carência de equipamentos de educação, saúde, lazer…; verde claro - caminhos mais utilizados; laranja - locais de interesse cultural; verde escuro - locais de interesse ambiental; azul - carência de água e esgoto, alagamento, foco de lixo…; preto - projetos que impactaram a região; vermelho - problemas habitacionais.

Foram concedidos cerca de 10 minutos para a marcação de cada tema. A conclusão consistia em identificar a vocação da região ou de cada bairro, quais as iniciativas empreendedoras, e definir a região em 3 palavras. Durante a atividade, que durou cerca de 1h30, foi realizado um intervalo para lanche.

Temas recorrentes
Após, cada grupo apresentou suas considerações sobre a atividade e as marcações realizadas no mapa, que foram predominantemente na Lomba do Pinheiro, refletindo a origem dos participantes presentes na atividade.

Oficina na Região de Planejamento 7
Fotos: Bruna Suptitz|pensar a cidade
Todos os grupos apontaram que a Lomba é atrativa para habitação, especialmente condomínios residenciais. Contudo, estes não são comportados pela infraestrutura ali existente. Em alguns casos, alegaram, a contrapartida aos empreendimentos foi prestada em outras regiões da cidade.
“Não somos contra os empreendimentos, mas não vamos aceitar sem as garantias necessárias”, disse Maristela Maffei, representante da RP7 no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA).
Um dos exemplos de infraestrutura que não atende a demanda crescente de moradores na região é o fluxo viário: existe apenas uma grande avenida - a João de Oliveira Remião - que liga o bairro à avenida Bento Gonçalves, principal acesso ao Centro de Porto Alegre.
Uma medida adotada para desafogar o trânsito na saída do bairro foi inverter o fluxo em uma pista da via de entrada do bairro, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30. A comunidade aponta isso como um paliativo e pede solução.
Também é apontado como problema de infraestrutura a falta de água, que anualmente atinge o bairro durante o verão. Na educação, a comunidade indicou que há somente uma escola pública de nível médio no bairro e que esta não é suficiente para atender a demanda por vagas.
Os grupos apontaram como principal característica da RP7 a vocação residencial, com característica empreendedora especialmente no comércio.

¹ Definição dos bairros de acordo com a Lei Municipal Nº 12.112/2016 e com a divisão das Regiões de Planejamento

pensar a cidade é um projeto independente e expressa o interesse que a jornalista Bruna Fernanda Suptitz tem por temas relacionados à cidade e a vontade de fazê-los chegar a mais pessoas por meio do jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas