Oficina RP5

Na noite de 24 de outubro a Região de Planejamento 5 (RP5) recebeu a oficina de revisão do Plano Diretor, na Zona Sul de Porto Alegre. Integram a RP5 os bairros  Belém Velho, Cascata, Cristal, Glória, Medianeira e Santa Tereza¹. Estes correspondem a 6,2% do território da cidade e concentram 10,6% da população de Porto Alegre (IBGE, 2010).
Oficina na Região de Planejamento 5
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade

Cerca de 20 pessoas participaram da atividade, realizada no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, participou da abertura da atividade. Após ele, o representante da RP5 no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), Paulo Jorge, falou da importância da comunidade se envolver na discussão “para as vilas estarem dentro do Plano Diretor”.
O líder comunitário sustenta que “o Plano Diretor é participação, e queremos saber se (prefeitura) vai, lá na frente, acatar essas ideias”. Após essa primeira rodada de oficinas, a prefeitura prevê a realização de uma segunda fase de atividades nas regiões de planejamento, em que apresentará parecer técnico dos resultados obtidos nas oficinas.


Metodologia
Oficina na Região de Planejamento 5
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade
A metodologia é igual à adotada nas oficinas anteriores. A atividade iniciou às 19h05. Na entrada foi realizado o credenciamento dos participantes e cada um recebeu um número correspondente ao grupo do qual faria parte. Uma servidora apresentou a metodologia do trabalho, o que é o Plano Diretor e porque precisa ser revisado, quais são os objetivos que Porto Alegre pretende alcançar com a revisão, as etapas a serem seguidas e conceitos.
Cada grupo recebeu um grande mapa correspondente à região e, com canetas coloridas, identificaram conceitos no mapa: rosa - pontos de atração e de referência; amarelo - carência de equipamentos de educação, saúde, lazer…; verde claro - caminhos mais utilizados; laranja - locais de interesse cultural; verde escuro - locais de interesse ambiental; azul - carência de água e esgoto, alagamento, foco de lixo…; preto - projetos que impactaram a região; vermelho - problemas habitacionais.
Foram concedidos cerca de 10 minutos para a marcação de cada tema. A conclusão consistia em identificar a vocação da região ou de cada bairro, quais as iniciativas empreendedoras, e definir a região em 3 palavras. Foi realizado um intervalo para lanche.


Temas recorrentes
A comunidade apontou como problema a obra da Avenida Tronco, iniciada em 2012 como um dos projetos da Copa do Mundo de 2014. Além do transtorno da obra inconclusa, famílias que serão removidas relatam problema com o reassentamento, a desapropriação e o aluguel social. Também a falta de investimentos em serviços como saneamento e mobilidade é reclamada pela população.
Oficina na Região de Planejamento 6
Foto: Bruna Suptitz|pensar a cidade

Assim como apontado pela comunidade da RP6, os moradores avaliam que a cidade está crescendo para a Zona Sul, sem que a infraestrutura acompanhe. Outros temas que não são necessariamente da alçada do Plano Diretor, como o fim do programa federal Mais Médicos - que impactou o atendimento nas unidades de saúde da região - e o modelo de convênio estabelecido pela prefeitura com creches comunitárias também foram apontados na dinâmica.

¹ Definição dos bairros de acordo com a Lei Municipal Nº 12.112/2016 e com a divisão das Regiões de Planejamento.
pensar a cidade é um projeto independente e expressa o interesse que a jornalista Bruna Fernanda Suptitz tem por temas relacionados à cidade e a vontade de fazê-los chegar a mais pessoas por meio do jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas